Tsitsipas tem visão diferente: «Coaching devia ser permitido em todos os pontos no ténis»

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 18, 2021
tsitsipas

Não é um tema muito discutido, mas Stefanos Tsitsipas fez questão de iniciar esse debate nas suas redes sociais… e até respondeu a vários seguidores que o contestaram. Estamos a falar do ‘coaching’. Trata-se de algo que é punível pelo árbitro no ténis, mas que o grego acredita que devia ser permitido, tendo em conta que, segundo o 4.º classificado do ranking ATP, esta é uma realidade que apenas se verifica no ténis.

“Coaching devia ser permitido em todos os pontos no ténis. O desporto precisa de abraçar isso. Somos, provavelmente, um dos únicos desportos globais que não utiliza o coaching durante o encontro. Tornem isso legal. Está mais do que na hora de o desporto dar esse grande passo em frente”, começou por escrever no Twitter.

Ora, este tema mereceu logo muitos comentários de seguidores de Tsitsipas, que não se fez rogado e ainda partilhou mais algumas respostas. “Toda a gente tem um treinador. É algo que dá para sustentar neste nível do desporto. Estamos a falar de ténis profissional no ATP e WTA Tour. Pessoalmente, nunca defrontei um único jogador que não tivesse um treinador à sua disposição”atirou, por exemplo.

Mas Tsitsipas foi mais longe e apontou o dedo ao que está errado. “Coaching a meio do encontro? Absolutamente. O ténis tem de se modernizar, o que é difícil porque os tradicionalistas são muito poderosos e prevalecem”rematou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt