Tsitsipas surpreende após vencer Thiem: «Há muito que não me sentia tão vazio»

Por Nuno Chaves - Julho 6, 2023

Stefanos Tsitsipas resistiu a uma duríssima batalha frente a Dominic Thiem na primeira ronda de Wimbledon, naquele que será candidato a um dos jogos do torneio.

O grego só triunfou após um match tie-break no quinto e decisivo set e as suas declarações no final do encontro foram muito interessantes, tendo em conta a importância do momento.

Leia também:

[VÍDEO] A arrepiante ovação a Roger Federer em pleno Centre Court de Wimbledon
— Muguruza: «Não estou retirada, é apenas um ano sábatico»
Quinta-feira louca em Wimbledon: há estrelas para todos os gostos a acertar calendário

VITÓRIA COM UM SENTIMENTO DIFERENTE

Há uma certa poesia na relva. Hoje lutei muito. Ganhei o encontro. Creio que há muito tempo que não me sentia tão vazio depois de uma vitória. Está claro que estou alegre e feliz por ter superado este obstáculo. Há algo sobre ganhar um grande encontro em terra batida, uma superfície onde tens de te mexer durante horas. Sentes-te cansado, fatigado, doem-te as pernas. É uma sensação diferente. Agora sinto-me limpo. Depois do encontro simplesmente senti que o meu corpo está limpo. É óbvio que estou cansado mas é um cansaço diferente. Não senti que fosse um encontro tão áspero como teria sido, por exemplo, em terra. Foi uma vitória mais limpa, apesar de ter sido em cinco sets. Não sei se o que quero dizer tem sentido, simplesmente é o que sinto após um encontro tão longo contra o Dominic.

MURRAY, ADVERSÁRIO COM QUEM TEVE PROBLEMAS NO US OPEN

Creio que o assunto com o Murray ficou resolvido há bastante tempo. Tivemos de jogar a Laver Cup juntos, na mesma equipa. Eu esqueci-me disso, ele esqueceu-se disso. É alguém que respeito. É maior que eu, já fez grandes coisas neste desporto. Tenho muita vontade de que chegue este encontro, espero aprender coisas novas. Além do resultado, quero dar tudo com o objetivo de ser muito forte e disciplinado ao longo de todo o encontro. Se for persistente e estiver concentrado no objetivo, sinto que tudo é possível. Espero que esse tipo de mentalidade me acompanhe.

PARTE EM DESVANTAGEM POR NÃO TER DIA DE DESCANSO?

Não vou saber até o enfrentar. É um rival muito forte, jogou neste court muitas vezes. A relva adapta-se muito bem ao seu jogo, ganhou aqui duas vezes, ganhou Queen’s, é um rival forte em relva. Já joguei contra ele uma vez, em Estugarda. Preciso de elevar o nível. Quero enfrentar o seu jogo sólido, o que fará do encontro mais físico. É algo a que não me expus muito na relva, por isso, terei de trabalhar muito e fazer com que o encontro vá para o meu lado.

Jornalista na TVI; Licenciado em Ciências da Comunicação na UAL; Ténis sempre, mas sempre em primeiro lugar.