Tsitsipas resiste a batalha com Berrettini e mantém Grécia viva na United Cup
Stefanos Tsitsipas entrou no duelo com Matteo Berrettini entre e a espada e a parede. Afinal de contas, a Grécia enfrentava uma desvantagem de 2-0 diante da Itália nas meias-finais da United Cup. A situação ficou ainda pior quando o transalpino venceu o primeiro parcial, mas Tsitsipas nunca desistiu e encontrou forças para manter a eliminatória viva com a reviravolta num encontro de alto nível.
O número quatro do ranking ATP resistiu com os parciais 4-6, 7-6(2) e 6-4, garantindo que a Grécia continua a lutar pelo lugar na final, onde já estão os Estados Unidos. Numa batalha entre tenistas que chegaram ao encontro com um registo perfeito na United Cup, Tsitsipas manteve o domínio sobre Berrettini, sem nunca ter perdido com o italiano, sendo que foi tudo resolvido nos detalhes. Basta ver que só houve dois pontos de break para cada lado, com ambos a aproveitarem um.
Tsitsipas garante que a meia-final continua viva, mas também sobe ao terceiro lugar do ranking ATP, algo que tem impacto nas contas do Australian Open. Assim, o grego será o segundo cabeça-de-série, fugindo de Rafael Nadal até a uma eventual final. Caso a Grécia chegue à final da United Cup e Tsitsipas vença aí o seu duelo, então o grego salta mesmo para o segundo lugar do ranking e torna-se primeiro pré-designado em Melbourne Park.
Resta agora saber se Despina Papamichail consegue forçar o encontro decisivo de pares mistos ou se Lucia Bronzetti sela o apuramento italiano.