Tsitsipas acusado de plagiar autor nas redes sociais sem citar a fonte

Por José Morgado - Agosto 1, 2020
stefanos-tsitsipas
Foto: EPA/STR

Stefanos Tsitsipas, número seis do ranking mundial, é conhecido pela sua postura participativa nas redes sociais, onde vai partilhando citações de filósofos e até de livros que vai lendo. Foi o caso nos últimos dias com frases do livro ‘101 segredos para os seus vinte anos’, de Paul Angone, que não gostou nada de ver várias passagens da sua obra serem divulgadas no Twitter do grego sem qualquer tipo de identificação da fonte.

Oi, Stefanos Tsitsipas. Fico feliz que tenhas gostado do meu  “101 segredos para os seus vinte anos”. Eu gostaria que me citasses quando twittas 10 segredos “não contados” dele”, disparou Angone no seu Twitter, chamando à atenção do tenista de 21 anos.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/PaulAngone/status/1288913119134154752

O grego respondeu, mas não foi exatamente aquilo que o autor gostaria de ter lido…

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/PaulAngone/status/1289229006592606209

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com