Torneio de Sofia faz história com equipa de arbitragem cem por cento feminina

Por Pedro Gonçalo Pinto - Setembro 30, 2022

O ATP 250 de Sofia vai decorrendo esta semana… e está a ser feita história na Bulgária. É que, pela primeira vez no circuito masculino, um torneio tem uma equipa de arbitragem formada unicamente por mulheres: árbitros de cadeira, supervisora, diretora da prova… Todos os cargos são ocupados por mulheres que desbravam caminho no ATP Tour.

O site do circuito masculino deu destaque a isso, ouvindo a supervisora Anne Lasserre“É uma honra ser a primeira supervisora mulher. Trabalhei como árbitro de cadeira para o ATP há muito tempo. As coisas e a situação estão a evoluir, o que é positivo. É toda uma honra, estou orgulhosa disto”, comentou.

Já Kay Godkhindi, a diretora do torneio, falou em algo significativo. “Somos uma pequena parte de um movimento que diz que o teu género não define as tuas capacidades, mas é ótimo ter igualdade de oportunidades tanto no ATP como na WTA e empedrar mulheres sempre que possível é um passo na direção correta”, atirou.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt