Top 20 ATP há um ano, Cecchinato vai sair do top 100 na próxima semana

Por José Morgado - Fevereiro 12, 2020

Marco Cecchinato, semifinalista de Roland Garros em 2018, vivia o melhor momento da sua carreira profissional quando, há precisamente um ano, saiu de Buenos Aires com o título no ATP 250 argentino e à porta do top 15 do ranking mundial. Um ano depois, o transalpino de 27 anos vive um verdadeiro pesadelo e vai sair… do top 100 mundial.

Cecchinato foi eliminado na primeira ronda do ATP 250 de Buenos Aires, diante do espanhol Roberto Carballes Baena, e a perda dos 250 pontos ganhos em 2019 significa que vai cair para — na melhor das hipóteses — o 110.º posto da hierarquia mundial, que o vai afastar dos quadros principais dos principais torneios, inclusive de Grand Slam…

“É duro. Na próxima semana vou estar fora do top 100, mas neste momento aquilo que preciso é de vitórias. Ganhar encontros, mais nada”, confessou em conferência de imprensa depois de sofrer mais um desaire na capital argentina.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt