Toni Nadal: «Claro que o Rafa é candidato em Wimbledon»

Por José Morgado - Junho 10, 2022

Toni Nadal, tio e ex-treinador de Rafael Nadal, voltou a tecer esta sexta-feira rasgados elogios ao sobrinho, não tendo quaisquer dúvidas em colocá-lo no lote de favoritos ao título de Wimbledon, assim o espanhol de 36 anos consiga reunir condições para competir.

MAIS UM TÍTULO EM ROLAND GARROS

É uma honra para mim ter feito parte disto. Quando comecei a treiná-lo, já imaginava que seria um bom jogador, mas ver meu sobrinho ganhar tudo o que ganhou seria inimaginável. Eu vivi para ver Borg vencer seis Roland Garros e já me parecia incrível. No final de contas, os recordes estão sempre lá para serem quebrados porque a história é longa e há sempre alguém que consegue ir ainda mais longe. O recorde de 14 Roland Garros parece -me, sim, quase imbatível.

A LESÃO NO PÉ

Noutros Slams ele também jogou com o pé dormente. Em Wimbledon 2008, ele jogou a final contra Federer com o pé infiltrado também. A questão da lesão esteve sempre lá. Às vezes isso  causava-lhe mais dor e outras vezes menos. Estou surpreendido com o que Rafa faz, que, com a dor que tem, consegue pensar na bola e não no pé quando está em campo.

CHANCES EM WIMBLEDON 2022

Se estiver em forma, é candidato a ganhar Wimbledon. É uma superfície que ele gosta. Ele teve problemas nos joelhos durante uns anos e foi por isso que deixou de jogar bem lá. Mas fez cinco finais seguidas em Wimbledon porque não participou em 2009. Isso teria seguido a sua tendência normal se ele não tivesse problemas no joelho ou no pé. Acho que se ele estiver bem é candidato à vitória lá.
Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt