Tomljanovic regressa a uma final WTA mais de 5 anos depois
Ajla Tomljanovic, que tem lidado com vários problemas físicos nos últimos anos, ficou sem jogar entre janeiro e maio, mas está a fazer uma grande semana no WTA 250 de Birmingham, e, este sábado, assegurou uma vaga na primeira final em relva na carreira. É a sua primeira final de nível WTA (250 ou superior) desde
A australiana, ex-top 35 e atualmente no 190.º lugar do ranking mundial, superou nas meias-finais a russa Anastasia Potapova (36.ª do Mundo), por 7-6(5) e 6-4, em 1h32. Este foi o quarto confronto entre ambas e a terceira vitória de Tomljanovic.
Tomljanovic regressou na reta final do ano passado após uma lesão grave no joelho — chegou a vencer em Florianópolis, em novembro, o maior título da carreira, um WTA 125 — e, este ano, teve que se afastar devido à uma cirurgia no ovário.
Agora, a australiana de 31 anos vai em busca do seu primeiro título no circuito principal– ela já perdeu quatro finais, a última em 2019. Na decisão, Tomljanovic encara a cazaque Yulia Putintseva (41ª), que aplicou duplo 6-2 diante da italiana Elisabetta Cocciaretto nas meias-finais.