Tomljanovic bate argentina e conquista em Florianópolis o maior título da carreira

Por Bruno da Silva - Novembro 26, 2023
tomljanovic floripa
Cristiano Andújar/MundoTênis Open

Florianópolis, Brasil – Ajla Tomljanovic, ex-número 32 e atual 543ª do mundo, perdeu grande parte da temporada por causa de uma lesão no joelho, mas conquistou neste domingo (26) o WTA 125 de Florianópolis, seu maior título da carreira. Na decisão, a australiana derrotou a argentina Martina Capurro Taborda (194ª) com parciais de 6-1 e 7-5, em 1h49, no Super 9 Tennis Park, no Jurerê Sports Center, em Jurerê Internacional.

No primeiro set, após sair perdendo por 0-2, Capurro Taborda teve a chance de igualar o marcador no quarto game, mas desperdiçou três game points no seu serviço e não conseguiu mais se recuperar. Tomljanovic venceu os quatro últimos games e fechou em 6-1, após pouco mais de meia hora.

Na segunda parcial, mais equilibrada e longa, Capurro Taborda salvou três break points no primeiro game e ainda se recuperou de uma quebra atrás duas vezes, inclusive quando Tomljanovic serviu para o jogo pela primeira vez. A australiana, porém, voltou a quebrar a argentina no 11º game e, quando teve a chance de fechar a final pela segunda vez, não titubeou.

Tomljanovic quebra um jejum de dez anos sem vencer qualquer título e dispara para dentro do top 300 com a conquista do MundoTênis Open. Já Capurro Taborda, que disputou a primeira final acima do nível ITF W25, ao menos sobe para seu melhor ranking da carreira, se aproximando do top 150.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.