Todos os números: homens dominam todo o tipo de advertências… menos coaching

Por José Morgado - September 14, 2018

Toda a controvérsia a envolver Serena Williams e o árbitro português Carlos Ramos relançou o debate sobre a (possível) diferença de tratamento dos árbitros para homens e mulheres, com a campeoníssima norte-americana a assegurar que nunca viu nenhum homem ser punido da mesma forma que ela foi pelo mesmo tipo de comportamentos.

O jornal britânico Daily Telegraph apresenta esta sexta-feira um gráfico comparativo das sanções e warnings aplicados aos jogadores em torneios do Grand Slam durante os últimos 20 anos, que revela uma evidente superioridade masculina no que toda a advertências, pontos de penalidade e multas. Em tudo… menos no ‘coaching’. Aí, as senhoras — habituadas há quase uma década a ter acesso ao técnico no circuito WTA — levam ‘vantagem’.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com
Bola Amarela
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.