Todos aos seus lugares: que comece a corrida ao título
Está definida a sorte dos 128 jogadores que vão lutar pelo troféu de campeão do Open da Austrália de 2016. Novak Djokovic, campeão em título e o esmagador favorito à vitória final, vai medir forças com o jovem Hyeon Chung e pode encontrar Roger Federer nas meias-finais. Rafael Nadal estreia-se diante de Fernando Verdasco e Andy Murray vai também começar diante de uma jovem talento: Alexander Zverev.
Sendo atualmente terceiro classificado da hierarquia, a grande questão do sorteio era mesmo saber onde ia “cair” Roger Federer, e o destino ditou que o cinco vezes campeão em Melbourne entrasse em rota de colisão com Novak Djokovic mesmo antes da grande final. Pelo caminho de Federer estão também nomes como Grigor Dimitrov, logo na terceira ronda, e também Dominic Thiem e Tomas Berdych.
Para começar, Federer vai defrontar Nikoloz Baslashvili, enquanto o sérvio vai encontrar o sul-coreano, que já admitiu publicamente olhar para Djokovic como um modelo a seguir.
Já Rafael Nadal irá reeditar o mítico duelo das meias-finais de 2009 diante de Fernando Verdasco, desta feita na ronda inaugural. O quinto cabeça-de-série tem em perspetiva um duelo com Stan Wawrinka nos quartos-de-final e pode encontrar Andy Murray na ronda seguinte. O britânico tem na sua quarta parte do quadro nomes como David Ferrer, Jerzy Janowicz, Bernard Tomic, John Isner e, claro, João Sousa.
Veja o quadro completo aqui.