Tjen faz história para a Indonésia e está nas quartas do SP Open

Por Bola Amarela - Setembro 10, 2025
tjen sp open
Fotojump/Rio Open

O SP Open conheceu as primeiras três tenistas classificadas para as quartas de final no Parque Villa-Lobos nesta quarta-feira (10). Um dos destaques foi a vitória da indonésia Janice Tjen (130ª do mundo) que avançou às quartas de final de um torneio WTA pela primeira vez.

Na Quadra 2, Tjen foi a primeira a se classificar ao vencer o jogo mais rápido da chave principal até agora, com apenas 52 minutos. Ela derrotou a eslovaca Martina Okalova, que veio do qualifying, com parciais de 6-1 e 6-0.

Esta é a primeira vez que uma indonésia vai às quartas de um WTA desde 2004. Na próxima rodada, Tjen aguarda a vencedora entre a argentina Julia Riera e a filipina Alexandra Eala.

Joguei muito bem hoje. Estou bem feliz com meu desempenho. Talvez eu pudesse ter um pouquinho mais de precisão no primeiro saque, mas, no geral, estou bem satisfeita com a forma como joguei”, disse Tjen. “É a minha primeira vez no Brasil. Estou adorando! É um lugar muito agradável, me lembra um pouco a Indonésia. O clima é muito bom e a comida é incrível. Experimentei açaí e adorei! Tem sido uma experiência maravilhosa“.

Na abertura da programação na Quadra Central Maria Esther Bueno, Francesca Jones (85ª) fez um jogo marcado pelo equilíbrio contra a americana Whitney Osuigwe (136ª) e venceu com parciais de 6-4 e 7-6(6), em 1h46.

Jones teve uma grande reação no segundo set, quando saiu atrás, venceu quatro games seguidos e conseguiu forçar o tie-break, quando levou a melhor.

A britânica aguarda nas quartas de final a vencedora do jogo entre a brasileira Nauhany Silva, a Naná, e a argentina Solana Sierra.

Depois da vitória, Jones ressaltou a necessidade de melhorar alguns aspectos em seu jogo para a próxima partida. “Preciso ser mais consistente. Senti que cometi muitos erros não forçados, o que acabou permitindo que as adversárias voltassem para a partida. Espero melhorar nisso para a próxima rodada”, disse a cabeça de chave número 6.

Outra classificada para as quartas de final, a francesa Tiantsoa Rakotomanga Rajaonah, que eliminou a qualifier mexicana Victoria Rodríguez ao vencer por 2 sets a 0, com 7-5 e 6-1, em 1h35. Rakotomanga Rajaonah aguarda sua próxima adversária do duelo entre a brasileira Ana Candiotto e a húngara Panna Udvardy.