Karen Khachanov termina semana de sonho com primeiro título ATP na China

Por admin - Outubro 2, 2016

Pela segunda semana consecutiva, o ATP World Tour conta com um novo nome no lote de campeões. Depois de o jovem alemão Alexander Zverev se ter estreado nos troféus em São Petersburgo, na Rússia, Karen Khachanov, de 20 anos, seguiu o mesmo caminho e sagrou-se vencedor do ATP 250 de Chengdu, na China, conquistando o seu primeiro título este domingo.

Numa final equilibrada mas nem sempre bem jogada, Khachanov, número 101 da tabela, esteve com um break de desvantagem na terceira e decisiva partida, logo na fase inicial, mas recuperou a tempo de derrotar o espanhol Albert Ramos-Vinolas, quinto cabeça de série e 31.º ATP, pelos parciais de 6-7(4), 7-6(3) e 6-3, em 2h39 de duelo.

Uma das surpresas da edição de 2016 do US Open, Khachanov, que chegou a roubar um set a Kei Nishikori na segunda ronda, junta-se assim a Alexander Zverev e a Nick Kyrgios – campeão em Marselha e Atlanta – no leque de jogadores da nova geração (#NextGen) que conquistaram o seu primeiro título ATP em 2016.

Para além disso, Karen Khachanov, carrasco do número um português João Sousa na primeira eliminatória, torna-se ainda o nono tenista a alcançar um título ATP pela primeira vez na presente temporada e o terceiro a fazê-lo se contabilizarmos os jogadores posicionados fora do top 100 mundial.

Quanto à classificação, o jovem russo soma 250 pontos ATP e escala 46 lugares, posicionando-se esta segunda-feira no seu melhor ranking de sempre, o 55.º posto, e ultrapassando a 81.ª posição que ocupara em junho deste ano.