Tiafoe resiste a batalha madrugada dentro e volta aos ‘quartos’ de um Masters 1000

Por Pedro Gonçalo Pinto - Agosto 17, 2024

Frances Tiafoe está a recuperar o fogo. O número 27 do ranking ATP, que até há poucas semanas estava a realizar uma temporada muito abaixo das expectativas, isto depois de se estrear no top 10 em 2023, mostrou sangue frio para resistir a uma grande batalha e carimbar o passaporte rumo aos quartos-de-final do Masters 1000 de Cincinnati.

O tenista da casa superou o checo Jiri Lehecka (35.º), regressado depois de mais de três meses lesionado, com os parciais 6-4, 6-7(10) e 7-6(5), num duelo que acabou já depois da uma da manhã, hora local. Tiafoe podia ter perdido o fio à meada quando deixou fugir três match points no tie-break do segundo parcial, antes de entrar na terceira partida a enfrentar um 15-40 no seu serviço. Mas o Big Foe manteve-se focado e disparou para um triunfo muito importante para recuperar confiança… depois de mais drama. É que Lehecka recuperou de 2-5 abaixo na terceira partida e forçou novo tie-break, onde liderou por 4-2. Aí deu finalmente Tiafoe, que fechou ao quinto (!) match point para somar um triunfo fundamental para a sua confiança.

Leia também:

 

É apenas a quarta vez que Tiafoe chega aos ‘quartos’ de um Masters 1000, depois de Miami 2019, Paris 2022 e Indian Wells 2023, sendo que vai tentar alcançar as meias-finais quando defrontar o polaco Hubert Hurkacz. No ranking ao vivo, o norte-americano está a subir para o 26.º posto, mas quer mais em Cincinnati.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt