Tiafoe é herói e Mundo conquista a Laver Cup pela primeira vez

Por José Morgado - Setembro 25, 2022

Pela primeira vez na história e ao fim de cinco edições, a equipa do Mundo conquistou este domingo a Laver Cup, na O2 Arena, em Londres. O jovem norte-americano Frances Tiafoe, que aos 23 anos tem vivido semanas muito importantes na sua carreira, acabou por vestir o papel de herói, ao derrotar Stefanos Tsitsipas no encontro decisivo e que valeu o título à formação vermelha.

Num dos melhores encontros de toda a história do torneio, o norte-americano, número 19 ATP e que recentemente chegou às suas primeiras meias-finais de Grand Slam no US Open e participou no último encontro da carreira de Roger Federer, recuperou de um primeiro set em que foi arrasado para bater o grego Tsitsipas (6.º) por 1-6, 7-6(11) e [10-8], vencendo mais dois tiebreaks, depois dos oito consecutivos que ganhou em Nova Iorque…

O Mundo, que até tinha entrado neste último dia a perder por 4-8, venceu os três encontros deste terceiro dia, fechando com um parcial de 13-8 diante da Europa.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt