This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Thomaz Bellucci: «Chego a perder seis quilos por encontro»
Thomaz Bellucci voltou a sofrer com o intenso calor e a forte humidade que se vão fazendo sentir em Miami, EUA, e, à semelhança do que sucedeu no Rio Open e em São Paulo, viu-se obrigado a desistir do seu encontro da primeira ronda, no sábado.
“Os sintomas são os mesmos”, começou por explicar o brasileiro de 28 anos em declarações ao “Break Point Brasil” e ao “Globoesporte”. “Fico muito tonto, perco a visão, e é muito difícil jogar. Sinto um cansaço absurdo”, acrescentou Bellucci, admitindo que a desidratação atinge níveis insanos, à medida que o encontro avança.
“Chega o final do embate e eu chego a perder cinco, seis quilos. Perco muito líquido, é difícil jogar assim. Não dá para perder cinco quilos e continuar a sentir-me bem. É mais do que 5% da minha massa corporal”, lamenta.
Um problema que é difícil de combater, passando a solução passa por “aprender a conviver com isso”, admite. “Fazemos um pré-jogo, hidrato-me, alimento-me, preparo-me da melhor maneira possível, mas no encontro não consigo suportar uma humidade tão grande, sem conseguir repor [os líquidos]. Tenho alguns sintomas de desidratação. É como uma bola de neve e é difícil de jogar. Não consigo manter a consistência, a dinâmica, a coordenação, o raciocínio”.
De acordo com o site ATP, o peso médio de Bellucci é 82kg, o que significa que uma perda de 6 kg equivale a 7 por cento da sua massa corporal. Uma perda que não é natural, a não ser que se trate de um lutador de MMA [Artes Marciais Mistas], como explica preparador físico brasileiro Tiago Marsillac. No caso de um jogador de futebol, por exemplo, o normal é perder-se 3 kg.
Algumas horas depois de desistir do seu encontro de singulares diante de Mikhail Kukushkin, Bellucci voltou ao court com o compatriota André Sá, que entraram como alternate no quadro de pares. “Apesar do que aconteceu e de não estar a 100 por cento ainda, não poderia deixar o André na mão. Como já era noite, não estava tanto calor e um encontro de pares exige menos, eu e a minha equipa conversamos e decidimos que eu tinha condições para jogar”. A dupla brasileira foi eliminada em duas partidas.
- Categorias:
- Sem categoria