Thiago Wild supera Diaz Acosta em Santiago e volta à uma final de Challenger
Vindo do qualifying, o brasileiro Thiago Wild, atual número 400 do mundo, garantiu neste sábado (11) vaga à final do Challenger de Santiago, no Chile. Ele derrotou nas semifinais o argentino Facundo Díaz Acosta, 172º da ATP e cabeça de chave 8, com parciais de 7-6(2) e 6-3, em 2h06. Este foi o terceiro confronto entre eles, e a segunda vitória de Thiago.
Wild enfrentou mais break points durante a partida – dez a nove -, mas só perdeu o serviço duas vezes, enquanto quebrou Díaz Acosta em quatro oportunidades. O brasileiro resistiu em momentos importantes, como no 11º game do primeiro set, onde salvou dois bps, e também na reta final, quando abriu 4-1, permitiu uma reação, mas fechou a porta a tempo para garantir vaga à decisão.
Campeão de juniores do US Open em 2018, Wild já tem título de ATP, justamente em Santiago, em 2020, mas vinha de momentos conturbados dentro e fora de quadra, inclusive encarando uma acusação de violência doméstica.
Nas últimas semanas, porém, ele conseguiu retomar o seu tênis, indo à decisão de duplas do ATP 250 de Santiago e agora à final do Challenger da mesma cidade. Ele não chegava à uma decisão de simples desde 2020, quando foi vice em Aix-en-Provence, na França.
Com a campanha na capital chilena, Wild vai disparar no ranking, se aproximando, no mínimo, do top 300. Na decisão, ele encara o vencedor do confronto entre o boliviano Hugo Dellien (99º) e o argentino Genaro Olivieri (231º).