Thiago Monteiro vira sobre embalado Galan e supera estreia de três horas em Bastad
Fora do top 100 pela primeira vez em 14 meses, o brasileiro Thiago Monteiro (122º) estreou com uma vitória de virada no ATP 250 de Bastad, na Suécia, nesta segunda-feira (17). O cearense derrotou o colombiano Daniel Galan, 56º do mundo e vindo de oitavas de final de Wimbledon, com parciais de 5-7, 6-4 e 6-4, em três horas.
Este foi o segundo confronto entre os dois, e a primeira vitória de Monteiro. No primeiro set, Galan se mostrou muito firme no serviço e, com uma quebra no 12º game, largou na frente. Depois disso, o colombiano não manteve o ritmo e caiu fisicamente. O brasileiro superou alguns games duros no início da segunda parcial, salvou os quatro break points que enfrentou e conseguiu uma quebra decisiva no quinto game para empatar o duelo.
Monteiro iniciou o segundo set com outra quebra, mas permitiu a reação de Galan, que conseguiu igualar o marcador no quarto game. Daí para frente, porém, o brasileiro não foi mais ameaçado e conseguiu retomar a vantagem no placar o sétimo game, administrando até o fim o marcador para assegurar a vitória.
Leia também:
– Djokovic rasga elogios a Alcaraz: “Ele tem o melhor do Big Three”
– Veja o novo top 10 da ATP depois de Wimbledon
– Em lágrimas, Jabeur desabafa: “Derrota mais dolorosa da minha carreira”
Nas oitavas de final, Monteiro pode encarar Alexander Zverev, atual número 19 do mundo. O alemão estreia diante de Alex Molcan (81º). Para retornar ao top 100 do ranking da ATP já na próxima semana, o brasileiro precisa alcançar no mínimo as semifinais na Suécia.