Thiago Monteiro vira sobre embalado Galan e supera estreia de três horas em Bastad

Por Bruno da Silva - Julho 17, 2023
monteiro salzburg
Salzburg Open

Fora do top 100 pela primeira vez em 14 meses, o brasileiro Thiago Monteiro (122º) estreou com uma vitória de virada no ATP 250 de Bastad, na Suécia, nesta segunda-feira (17). O cearense derrotou o colombiano Daniel Galan, 56º do mundo e vindo de oitavas de final de Wimbledon, com parciais de 5-7, 6-4 e 6-4, em três horas.

Este foi o segundo confronto entre os dois, e a primeira vitória de Monteiro. No primeiro set, Galan se mostrou muito firme no serviço e, com uma quebra no 12º game, largou na frente. Depois disso, o colombiano não manteve o ritmo e caiu fisicamente. O brasileiro superou alguns games duros no início da segunda parcial, salvou os quatro break points que enfrentou e conseguiu uma quebra decisiva no quinto game para empatar o duelo.

Monteiro iniciou o segundo set com outra quebra, mas permitiu a reação de Galan, que conseguiu igualar o marcador no quarto game. Daí para frente, porém, o brasileiro não foi mais ameaçado e conseguiu retomar a vantagem no placar o sétimo game, administrando até o fim o marcador para assegurar a vitória.

Leia também:

Djokovic rasga elogios a Alcaraz: “Ele tem o melhor do Big Three”
Veja o novo top 10 da ATP depois de Wimbledon
Em lágrimas, Jabeur desabafa: “Derrota mais dolorosa da minha carreira”

Nas oitavas de final, Monteiro pode encarar Alexander Zverev, atual número 19 do mundo. O alemão estreia diante de Alex Molcan (81º). Para retornar ao top 100 do ranking da ATP já na próxima semana, o brasileiro precisa alcançar no mínimo as semifinais na Suécia.

Iniciei minha carreira no Jornalismo em 2013, ainda como estudante, como redator no portal VAVEL Brasil. Completei minha graduação na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2017. No ano seguinte, assumi a posição de editor-chefe da VAVEL. Desde 2019, sou repórter do jornal O Município, em Brusque, segundo maior portal de notícias em audiência no estado. Trabalho principalmente na cobertura de política, mas também em geral, esportes, entre outras editorias. Em pouco mais de três anos atuando no jornal O Município, fui reconhecido por três prêmios de jornalismo estaduais. Em 2022, conquistei o prêmio Sebrae e o Fiesc, que é considerado o mais importante do estado de Santa Catarina. Em 2021, venci o primeiro lugar regional e o segundo estadual no prêmio Fapesc de Jornalismo em CTI – Ciência, Tecnologia e Inovação. Desde o início de 2023, assumi como editor da versão brasileira do portal Bola Amarela, referência na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.