INCRÍVEL: Nishikori salvou dois match points no 3.º set mas virou para bater Monteiro em 5 sets e mais de 4 horas

Por José Morgado - Janeiro 12, 2025
Nishikori

Kei Nishikori, de 35 anos, reforçou este domingo o seu estatuto de lenda dos quintos sets, ao qualificar-se para a segunda ronda do Australian Open com uma das vitórias mais extraordinárias dos últimos anos da sua carreira.

O japonês, antigo top 5 mundial e atualmente de regresso ao top 100 (e até 80) depois de ter chegado à final do ATP 250 de Hong Kong, na primeira semana de 2025, virou de dois sets e dois match points abaixo no 4-5 do terceiro parcial para derrotar de forma incrível o qualifier brasileiro Thiago Monteiro (106.º ATP), por 4-6, 6-7(4), 7-5, 6-2 e 6-3, numa batalha de 4h02 em que o tenista de Fortaleza atuou em absoluto estado de graça durante dois sets, salvando os 11 primeiros pontos de break que enfrentou.

Nishikori, que melhora os registos em quintos sets para 29-8 na carreira e 8-1 no Australian Open, aguarda na segunda eliminatória pelo norte-americano Tommy Paul ou pelo australiano Chris O’Connell.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com