Thiago Monteiro resiste a batalha de dois sets (em 2h33…) e avança no Oeiras Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - Março 28, 2022

Dizer que um encontro de apenas dois sets foi uma maratona pode parecer um exagero, mas quem assistiu ao duelo entre Thiago Monteiro Gian Marco Moroni sabe muito bem quão difícil foi para o brasileiro confirmar o estatuto de quarto cabeça-de-série no Oeiras Open. É que o cearense gastou 2h33 para triunfar em dois tie-breaks!

Monteiro celebrou com os parciais 7-6(5) e 7-6(6), com o equilíbrio a ser a nota dominante. O número 116 do ranking ATP até enfrentou mais pontos de break (salvou cinco em set), ao passo que aproveitou os dois únicos que teve na mão, com a eficácia nos tie-breaks a ser absolutamente decisiva para a história do encontro. Monteiro salvou mesmo dois set points no segundo desempate – teve uma desvantagem de 6-4 -, pelo que evitou que a maratona fosse pelo menos às três horas.

Ultrapassado o primeiro obstáculo, o brasileiro vai agora medir forças com o cazaque Timofey Skatov na luta por um lugar nos quartos-de-final no Complexo de Ténis do Jamor.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt