Thiago Monteiro perde para taiwanês e deixa Brasil sem representantes no Rio Open

Por Thomas Alencar - Fevereiro 20, 2025
Fotojump/Rio Open

O Rio Open 2025 chegou ao fim para o Brasil na chave de simples nesta madrugada de quinta-feira (20). Isso porque, Thiago Monteiro, número 99 do mundo, foi derrotado pelo taiwanês Chun-Hsin Tseng (125º da ATP) por 2 a 1, de virada. O brasileiro perdeu uma verdadeira batalha com parciais de 6-7(4), 6-3 e 7-6(4), em 3h24 de um jogo que acabou quase às 3h da manhã.

Thiago Monteiro saiu na frente no primeiro set e poderia ter finalizado quando abriu 5-2, mas viu Chun-Hsin Tseng salvar um set point. O taiwanês emendou três games seguidos, empatou e levou a definição para o tie-break, no qual o brasileiro fechou por 7-4.

No segundo set, Chun-Hsin Tseng respondeu com autoridade mesmo saindo atrás. O asiático emendou quatro games esguidos para virar para 4-1. Assim sendo,  administrou o resultado e fechou em 6-3.

Leia também:

– Alcaraz supera “apagão”, soma sétima vitória seguida e está nas quartas em Doha
– João Fonseca, Venus Williams e Kvitova recebem wildcards para Indian Wells
– Cirstea sobrevive a batalha fabulosa com Navarro e volta às quartas em Dubai

Já no terceiro e decisivo set, Chun-Hsin Tseng voltou a ter 3-1 no início da parcial. Porém, Thiago Monteiro emendou três games e virou para 4-3. O duelo ganhou emoção e novamente, só foi definido através de tie-break, no qual o taiwanês fechou em 7-4, garantindo vaga nas quartas de final de um torneio ATP pela segunda vez.

Dessa forma, o Rio Open 2025 não tem mais brasileiros na chave de simples. Thiago Monteiro foi o último a cair. Antes dele, João Fonseca, Thiago Wild, Felipe Meligeni e Gustavo Heide haviam sido eliminados ainda na primeira rodada.

Me formei em jornalismo em 2017. No ano seguinte, trabalhei com assessoria política e logo em seguida, entrei para o portal VAVEL Brasil. Alguns meses depois, tornei-me coordenador da editoria Nordeste e Rio de Janeiro. No início de 2023, entrei para o site Bola Amarela, que é especializado na cobertura de tênis em Portugal e no Brasil.