Tentar sem parar: houve um tenista que disputou 30 torneios do ATP Tour esta temporada

Por Pedro Gonçalo Pinto - Novembro 29, 2022
karatsevvvv

Com a temporada de 2022 nos livros, olhamos para alguns registos que marcaram este ano no ténis mundial. Um deles pode enganar, já que se trata do jogador que mais torneios realizou ao longo desta época. E a verdade é que se trata da prova mais clara de que tentar muito… não corresponde exatamente a ter grandes resultados ou a um ranking muito alto.

É que o jogador que mais torneios disputou em 2022 foi Aslan Karatsev, com 30 provas do ATP Tour. O russo esteve longe de ser brilhante, ainda que tenha conquistado o ATP 250 de Sydney no arranque da temporada. É aí que se situa grande parte dos seus pontos, tendo em conta que está no 59.º posto da hierarquia mundial masculina.

Basta ver que fechou o ano com apenas 17 vitórias e 29 derrotas, sendo que Lorenzo Sonego terminou com 29 torneios e é o número 45 do ranking ATP. Seguem-se sete tenistas com 28 provas realizadas no circuito principal: Emil Ruusuvuori, Marcos Giron, Mackenzie McDonald, Botic van de Zandschulp, Maxime Cressy, Sebastián Baez Albert Ramos. Ou seja, ninguém do top 30!

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt