Tenista norte-americana perdeu todo o prize-money por ter entrado em court ‘sem condições mínimas’

Por José Morgado - Junho 3, 2019
Anna-Tatishvili

Anna Tatishvili decidiu regressar à competição em Roland Garros depois de dois anos de ausência. Usou o seu ranking protegido, entrou diretamente no quadro mas apresentou-se completamente em baixo de forma, perdendo rapidamente, em 47 minutos, diante da grega Maria Sakkari, por 6-1 e 6-0.

E se a parte boa da história poderia ser o facto de a tenista norte-americana nascida na Geórgia ter saído de Paris com 46 mil euros, a verdade é que a organização da prova e a Federação Internacional de Ténis (ITF) decidiu retirar-lhe todo esse dinheiro, por considerar que a jogadora não apresentou as condições mínimas de competição para um encontro desta natureza.

As novas regras da ITF indicam que uma jogadora ou jogador deve desistir antes da prova se entender que não está em condições mínimas de competir. Nesse caso, leva para casa metade do prize money da primeira ronda (23 mil euros) e dá lugar a outro jogador. Foi o caso de Katie Boulter, por exemplo.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt