Tenista de São Marino faz história com 100.ª eliminatória disputada na Taça Davis

Por Pedro Gonçalo Pinto - Julho 30, 2022

Domenico Vicini é de São Marino, tem 50 anos e nunca esteve classificado no ranking ATP em singulares. Por que razão é que estamos a falar nele, então? É que este ‘rapaz’ fez história neste fim-de-semana ao tornar-se no primeiro tenista da história com… 100 eliminatórias da Taça Davis disputadas!

A disputar o Grupo IV da Europa em Baku, no Azerbaijão, Vicini começou por se tornar no tenista mais velho a somar uma vitória na prova de seleções, ao triunfar no encontro de pares contra a Albânia. Dois dias depois, fez história ao participar no embate com a Islândia, mesmo perdendo ao lado de Simone de Luigi, que tem… 17 anos.  Mas a verdade é que São Marino venceu e até já triunfou contra o Azerbaijão no playoff de promoção, embora sem Vicini desta feita.

“É um grande feito para mim e um prazer jogar pela equipa de São Marino na Taça Davis. Foi uma grande caminhada desde o início. Já vi muitas coisas, viagem muito, é fantástico. Não sei quando vou parar. Enquanto puder, vou continuar a jogar. A motivação é a minha paixão”, referiu um tenista que se estreou por São Marino em 1993, então contra a Eslovénia, vencendo o seu encontro de singulares, naquele que foi o primeiro ponto de sempre do seu país na prova.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt