Teliana Pereira faz história e conquista título em Bogotá
Histórico. Teliana Pereira, número 130 da hierarquia mundial, fez história este domingo ao sagrar-se campeã do Claro Open Colsanitas 2015, em Bogotá, e tornar-se na primeira jogadora brasileira a conquistar um título do circuito principal nos últimos 27 anos. A última tenista oriunda do Brasil a vencer uma prova foi Neige Dias, em Barcelona, poucos meses antes do nascimento de Teliana, em 1988.
Sem defender qualquer estatuto de cabeça-de-série, Pereira terminou da melhor forma uma semana de sonho, triunfando na final diante da mais cotada cazaque Yaroslava Shvedova, quinta pré-designada da competição colombiana e número 75 mundial, por 7-6(2) e 6-1. A tenista brasileira chegou a estar em desvantagem por 2-4 na primeira partida antes de inverter o rumo dos acontecimentos.
“Esta foi a melhor semana da minha carreira. Sempre sonhei com um título WTA e hoje consegui. Jogar o torneio ITF de Medellín na semana passada [conquistou o título] ajudou-me devido à baixa altitude que se fazia sentir também e as condições são semelhantes. Estou muito feliz. Acho que joguei muito bem durante toda a semana”, comentou Teliana após o triunfo.
No percurso até ao título do evento International do WTA Tour, Teliana Pereira derrotou jogadoras como Francesca Schiavone, campeã de Roland Garros em 2010 e quarta pré-designada, e Elina Svitolina, primeira favorita ao triunfo final. Com esta vitória, Pereira sobe à melhor posição de sempre no ranking WTA, ao 81.º posto, ultrapassando o 87.º lugar que havia alcançado em outubro de 2013.