Taça Davis volta a mudar de formato: mais uma ronda casa/fora e Finals noutro país
Em 2019, o futebolista Gerard Piqué e a sua Kosmos compraram a Taça Davis e mudaram o seu formato original. A ideia tinha boas intenções… mas nunca resultou. Cinco anos depois e após uma série de adaptações, a maior competição de ténis de seleções do Mundo pode estar perto de voltar ao seu formato original… ou quase.
Tal como reporta o jornal britânico ‘Times’, vem aí mais uma mudança no formato da centenária prova, que mantém as três fases, mas altera o formato de uma — a fase de grupos de setembro –, que é claramente aquela que neste momento não funciona… para ninguém!
NOVO CALENDÁRIO:
Fevereiro: 12 Playoffs de qualificação (em formato casa/fora com quatro encontros de singulares e um de pares)
Setembro: Oitavos-de-final em formato casa/fora (com quatro encontros de singulares e um de pares)
Novembro: mantém-se o formato de ‘Final 8’ com ‘quartos’, ‘meias’ e final num só local (dois encontros de singulares e um de pares por eliminatória)
RUMO À CHINA…
Ao que tudo indica, será a China o próximo país a receber as últimas rondas da prova, que desde 2019 são jogadas em Espanha (dois anos em Madrid e 2024 será o terceiro em Málaga). O ‘Times’ reporta que Zhuhai já fechou o acordo para 2026, mas ainda não se sabe se a mudança será antecipada para 2025, ou se Málaga mantém o formato por mais um ano…
Leia também:
- — Davis Cup Finals: eis o emparelhamento dos quartos-de-final
- — Djokovic pragmático: «As ATP Finals e estar no topo do ranking já não são objetivos para mim»
- — Alcaraz pronto para a estreia: «Ser campeão da Laver Cup é algo enorme»