Swiatek: «Não faço ideia porque é tão difícil defender o título em Wimbledon»

Por Pedro Gonçalo Pinto - June 28, 2026

Iga Swiatek regressa a Wimbledon um ano depois de conquistar o primeiro título da carreira no All England Club, mas garante que isso não lhe dá qualquer vantagem. A polaca admite que defender o troféu será um enorme desafio e confessa não conseguir explicar porque é que nenhuma campeã conseguiu revalidar o título na última década.

“É uma pergunta complicada. Não faço ideia. A história de cada jogadora é diferente. É difícil dizer porquê. Claro que voltar como campeã em título representa um desafio diferente por tudo o que rodeia o torneio. Porque é que aqui é tão difícil repetir? Sinceramente, não sei. Não consigo responder a essa pergunta”, afirmou.

Swiatek recordou ainda a campanha vitoriosa do ano passado e explicou que o fator mental acabou por fazer toda a diferença: “Lembro-me de que as sensações eram completamente diferentes. A preparação também foi distinta e isso ajudou-me muito. Tecnicamente, muitas coisas funcionavam bem, mas a chave foi a tranquilidade e a confiança que tinha nos meus golpes. Muitos jogadores têm nível para ganhar um Grand Slam. A diferença está na parte mental.”

A número um mundial revelou ainda que chegou a Londres sem acreditar verdadeiramente que pudesse conquistar Wimbledon. “É emocionante voltar como campeã. Sinto-me muito orgulhosa do que consegui. De certa forma, realizou-se um sonho. Bem… nem sequer era um sonho, porque pensava que era impossível. Mas agora estou aqui para disputar um novo torneio e preciso de me manter focada no presente”, afirmou.

Apesar de defender o título, a polaca insiste que continua a descobrir a relva: “A época passada foi fantástica, mas isso não significa que me sinta totalmente confortável nesta superfície. Ainda sinto que tenho coisas para descobrir sobre o meu jogo em relva. Este ano parto de uma situação completamente diferente e estou a tentar manter as expectativas baixas.”

Leia também:

 

  • Categorias:
  • WTA
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt
Bola Amarela
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.