Swiatek bate Pegula e está nas meias-finais do US Open pela primeira vez

Por José Morgado - Setembro 8, 2022

Iga Swiatek, número um do Mundo, continua a viver uma temporada de 2022 que pode muito bem entrar para a história do ténis feminino. A polaca de apenas 21 anos somou a sua 55.ª (!) vitória da época para se qualificar para as meias-finais do US Open pela primeira vez. São as suas quartas meias-finais de Grand Slam, depois de Roland Garros 2020 e 2022 (campeã em ambas) e Australian Open 2022 (perdeu nessa ronda).

Nos ‘quartos’, Swiatek derrotou a número um dos Estados Unidos Jessica Pegula, oitava do ranking mundial, por 6-3 e 7-6(4), num encontro em que voltou a não precisar de jogar o seu melhor ténis, mas no qual a tenista da casa também não conseguiu aproveitar alguma instabilidade no ténis da melhor jogadora do Mundo. O segundo set foi particularmente penoso, com 10 breaks e dezenas de erros não-forçados…

Nas meias-finais, Iga vai agora reencontrar a bielorrussa Aryna Sabalenka, número seis do Mundo, naquele que será o quarto encontro entre as duas. O confronto direto dá vantagem à polaca por 2-1 e as suas duas vitórias foram em 2022 (e muito fáceis…).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt