Surpresa: Australian Open vai introduzir um super tie-break no 5.º set

Por José Morgado - Dezembro 4, 2018

É uma surpresa reportada esta terça-feira pelo jornal britânico ‘The Times’: o Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada, está a planear a introdução de uma nova maneira de decidir os sets finais (terceiro set feminino e quinto masculino) muito possivelmente já a partir de 2019.

A proposta é… inovadora: em vez de um set longo (como é feito até agora) ou de um tie-break normal (como é feito pelo US Open), a Tennis Australia quer introduzir um super tie-break até aos 10 pontos — que hoje já é utilizado na variante de pares — para decidir os vencedores.

Se esta ideia avançar, os Grand Slam passarão pela bizarria de contar com quatro formatos competitivos diferentes:

Australian Open: super tie-break a 6-6

Roland Garros: sem tie-break

Wimbledon: tie-break normal a 12-12

US Open: tie-break normal

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt