Stosur e Tsurenko conquistam Bad Gastein e Istambul
Nürnberger Gasteinladies 2015
Na cidade austríaca de Bad Gastein – e não em Nuremberga, cidade do país vizinho que o nome do torneio faz lembrar -, Samantha Stosur conquistou hoje o seu oitavo título da carreira e segundo da temporada num torneio da categoria WTA International e que distribui 250 mil dólares em prémios.
A vencedora da edição de 2011 do Open dos Estados Unidos teve pela frente a italiana Karin Knapp num duelo entre segunda e terceira cabeças-de-série, respetivamente, e foi só ao fim de uma batalha de cerca de duas horas e meia que Stosur conseguiu dar a volta ao encontro, após ter resgatado a segunda partida no tie-break. Não foi um encontro onde as duas tenistas serviram especialmente bem (as treze quebras de serviço e onze duplas-faltas indicam isso mesmo) e, apesar da percentagem de break-points anulados ser semelhante para ambas – 58% para Knapp, 57% para Stosur -, a australiana conseguiu não ser quebrada na “negra”, fator decisivo que lhe permitiu assegurar a vitória final pelos parciais de 3-6 7-6(3) 6-2.
É de esperar que, na atualização de amanhã, a transalpina reentre no top40, ao passo que a vencedora deverá escalar duas posições.
TEB BNP Paribas Istanbul Cup
Para Sul, a única cidade do mundo presente em dois continentes também foi palco de um evento da categoria mais baixa do circuito feminino e com um quarto de milhão de dólares para serem distribuídos pelos participantes.
Na final de hoje, a ucraniana Lesia Tsurenko e a polaca Urszula Radwanska prometiam um interessante duelo entre duas tenistas que nunca haviam ganho qualquer título de campeãs WTA e, apesar de o primeiro set ter sido bastante disputado, a mais velha em court só precisou de duas partidas para levar de vencida a irmã loira da antiga finalista de Wimbledon ‘Aga’ Radwanska. Com um 7-5 6-1 final, Tsurenko, que apesar da pior percentagem de primeiros saques (70% contra 82%) aproveitou bastante melhor os seus jogos de serviço que Urszula – 60% e 77% em pontos disputados com a primeira e segunda bolas contra, respetivamente, 51% e 50% da polaca – elevou pela primeira vez na carreira um troféu de campeã enquanto profissional.
Tsurenko, de 26 anos, deverá alcançar novo máximo de carreira e estrear-se na primeira metade do lote das cem melhores na próxima atualização de rankings, ao passo que Radwanksa, top30 há cerca de três anos, irá escalar desde o 99º para o 81º lugar.