Sorteio do Australian Open: onde, quando ver e os cinco pontos de interesse

Por José Morgado - Janeiro 10, 2019

O Australian Open está aí à porta e com ele vem o primeiro grande sorteio do ano. O Happy Slam repete e receita de 2018 e volta a fazer o sorteio na quinta-feira à noite — manhã em Portugal — na Margaret Court Arena, com a presença dos campeões em título, Roger Federer e Caroline Wozniacki. João Sousa e Pedro Sousa estão entre os 254 jogadores de quadro principal que vão conhecer a sua sorte.

QUANDO É?

Esta quinta-feira, às 7 da manhã de Portugal Continental (19 locais)

ONDE É?

Na Margaret Court Arena, em Melbourne Park.

QUEM VAI?

Os campeões em título, Roger Federer e Caroline Wozniacki.

ONDE VER?

No Eurosport, em direto, ou aqui mesmo — faremos acompanhamento no momento…

AS CINCO GRANDES QUESTÕES DO SORTEIO

1 – Os portugueses. João e Pedro Sousa entram em Melbourne com experiências totalmente diferentes, mas com o mesmo estatuto, de não cabeça-de-série, pelo que podem defrontar qualquer adversário nas rondas inaugurais. Até um duelo cem por cento português — que aconteceu apenas uma vez na história em quadros principais — pode acontecer. O posicionamento dos dois no quadro é naturalmente um dos principais pontos de interesse do sorteio.

2 – De que lado fica Federer. Terceiro cabeça-de-série do Australian Open, o campeão de 2017 e 2018 Roger Federer terá de ficar do lado de um dos seus rivais: Novak Djokovic ou Rafael Nadal, os dois primeiros cabeças-de-série, que ficaram separados no quadro. Alexander Zverev ficará do lado oposto.

3 – Muitos darkhorses fora dos cabeças-de-série. Andy Murray, Nick Kyrgios, Stan Wawrinka, Tomas Berdych e Jo-Wilfried Tsonga são apenas alguns dos nomes bem credenciados que não vão ser cabeças-de-série em Melbourne, estando por isso soltos no quadro. A existência de duelos de sonho logo na primeira ronda é quase uma garantia…

4 – Onde ficará Serena. A campeoníssima norte-americana regressa a Melbourne numa série de 14 vitórias seguidas na prova. Ganhou em 2017 já grávida e volta como 16.ª cabeça-de-série, pelo que estará no caminho de uma das primeiras quatro cabeças-de-série — Simon Halep, Angelique Kerber, Caroline Wozniacki e Naomi Osaka — nos oitavos-de-final. Maria Sharapova, 30.ª favorita, pode defrontar uma top 8… na primeira ronda.

5. Darkhorses também nas senhoras. Tal como no quadro masculino, há uma série de figuras do circuito que não serão cabeças-de-série no quadro feminino e podem causar furor. Venus Williams e Victoria Azarenka saltam à vista, para além da bicampeã da Hopman Cup, Belinda Bencic.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com