SONHO ADIADO. Sousa e Elias perdem o par e eliminatória só fica decidida este domingo
O sonho do acesso ao playoff do Grupo Mundial da Taça Davis foi adiado este sábado à tarde. João Sousa e Gastão Elias, os dois melhores jogadores portugueses da atualidade, cederam numa dura e intensa batalha no embate de pares, colocando o resultado entre Portugal e Ucrânia em 2-1 a favor da equipa portuguesa.
Depois de terem carimbado triunfos em singulares esta sexta-feira no CIF, no Restelo, Sousa e Elias não conseguiram dar sequência às vitórias e sucumbiram perante os ucranianos Denys Molchanov e Artem Smirnov, pelos parciais de 7-5, 1-6, 3-6 e 4-6, ao cabo de 2h43 de compromisso.
Depois de uma primeira partida em que até chegaram a salvar um set point, Sousa e Elias não conseguiram mostrar-se superiores nos sets seguintes perante uma dupla ucraniana mais sólida que se impôs nos momentos importantes.
Este domingo, ao que tudo indica, João Sousa vai defrontar o ucraniano Artem Smirnov no quarto e penúltimo encontro de singulares que poderá ser decisivo para as cores portuguesas. Depois, em caso de igualdade na eliminatória, deverá ser Gastão Elias quem mede forças com Nikita Mashtakov.
Em caso de triunfo no quarto encontro da segunda ronda do Grupo I da zona euro-africana, este domingo, será a segunda vez na história que Portugal disputa o playoff do Grupo Mundial, depois o ter conseguido em 1994.