This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Sofia Prazeres (48 anos) e Fred Gil (37) com wild cards para o Nacional Absoluto
A pentacampeã nacional em título, Francisca Jorge, e os ex-vencedores Sofia Prazeres e Fred Gil compõem um trio de destaque entre o elenco do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto. A 98.ª edição da prova mais importante do calendário tenístico nacional arrancou no domingo, nos campos cobertos de piso rápido do Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, e esta segunda-feira conheceu a composição dos quadros principais de singulares.
Vencedora das últimas cinco edições (2017-2021), a vimaranense Francisca Jorge será a grande candidata ao título no quadro principal feminino, em que defende o estatuto de primeira cabeça de série fruto do 302.º lugar no ranking WTA.
Aos 22 anos, a melhor tenista portuguesa da atualidade já é uma das jogadoras mais tituladas da história do torneio e pode tornar-se apenas na terceira a conquistar seis títulos consecutivos.
Uma das três jogadoras que ainda estão à sua frente nesse capítulo é precisamente a figura mais surpreendente do elenco de 2022: Sofia Prazeres, que 24 anos após a última participação está de regresso a um torneio que dominou de forma histórica com nove títulos seguidos entre 1990 e 1998.
Na primeira ronda do quadro principal, a tenista de 48 anos vai enfrentar Analu Freitas, de 15 anos. E a vencedora desse encontro discutirá a segunda eliminatória (equivalente aos oitavos de final) com Matilde Jorge.
A jovem vimaranense completa o trio de jogadoras que sabem o que é disputar a final de singulares do Campeonato Nacional Absoluto (foi finalista em 2019 e 2021), mas ainda procura o primeiro título, com a ambição de o juntar aos quatro de pares que já possui — três em pares femininos ao lado da irmã (2018, 2019 e 2021) e um em pares mistos com José Ricardo Nunes (2018).
No quadro principal masculino, a ausência do bicampeão em título, Nuno Borges (a preparar as últimas duas semanas de competição do ano no circuito internacional), faz de Fred Gil o único ex-vencedor entre os inscritos.
O ex-número 62 do ranking ATP detém quatro títulos de campeão (2004, 2006, 2007 e 2019) e no Jamor procurará juntar-se a José Vilela e um dos seus ex-treinadores, João Cunha e Silva, no último lugar do pódio de mais titulados na competição masculina. Atualmente com 37 anos, Gil é tricampeão nacional de veteranos e também o atual campeão mundial no escalão de +35, um troféu conquistado este ano no Jamor, mas em terra batida.
O primeiro cabeça de série será Jaime Faria, jovem de 19 anos que tem estado em grande plano no circuito ITF e que este mês celebrou a subida ao melhor ranking da carreira, o 596.º lugar, fruto da conquista de um segundo título de singulares em 2022 (primeiro em Castelo Branco e mais recentemente em Monastir).
É nessa metade do quadro que está Gil, enquanto Gonçalo Falcão, o outro jogador do elenco a ter o nome no historial de finalistas (perdeu a final de 2011 para João Domingues no Open Village Sports de Guimarães) surge na metade inferior do quadro, que tem Henrique Rocha como segundo pré-designado. O maiato de 18 anos, bicampeão nacional do escalão, também está no melhor ranking da carreira (872.º) — e, a título de curiosidade, poderá estrear-se contra o irmão, Francisco Rocha, que defronta um qualifier.
Para além da realização do sorteio dos quadros principais de singulares, a jornada desta segunda-feira também serviu de palco à conclusão do qualifying masculino.
João Dinis Silva, Tiago Filipe Silva, Nuno Pinheiro, Guilherme Cruz, Mathieu Dussaubat, João Martins, David Gomes e Dino Molokova conseguiram ultrapassar a segunda eliminatória e completaram o elenco do quadro principal masculino, que é composto por 24 jogadores (com byes na primeira ronda para os oito cabeças de série.
- Categorias:
- Portugal