Shelton sobre Sinner e Alcaraz: «Têm estado à frente nestes últimos dois anos»

Por Rodrigo Caldeira - Janeiro 13, 2026
Ben-Shelton

Ben Shelton está chamado a ser um dos tenistas capazes de pôr em causa a hegemonia de Carlos Alcaraz e Jannik Sinner. Apesar de ter protagonizado grandes encontros e vitórias nos últimos anos, o jogador norte-americano encontra-se perante uma grande oportunidade neste Open da Austrália 2026.

Falta ainda uma semana para o arranque do primeiro Grand Slam da temporada, e Ben Shelton irá afinar a sua preparação no ATP de Auckland 2026, onde surge como favorito, sendo o primeiro cabeça de série.

RIVALIDADE SINNER-ALCARAZ 

Sem dúvida, têm estado à frente nestes últimos dois anos, mas acredito que há claramente jogadores que podem surgir e desafiá-los, jovens que estão a jogar muito bem e a melhorar a cada ano. Fazer o que Alcaraz e Sinner estão a fazer numa idade tão jovem não é normal, mas há muitos jovens que ainda não se desenvolveram completamente ou cujo melhor ténis ainda não vimos.

EVOLUÇÃO DE BEN SHELTON 

Este ano foi um grande passo para mim. Melhorei imenso em 2025 em comparação com 2024. E, para mim, não se trata apenas de resultados. Trata-se mais daquilo que encontro no meu jogo, das coisas que descubro no meu ténis, por isso há muito a construir a partir deste ano.

Este é um desporto interessante. Alcanças novos objetivos, estagnas, abrandas o ritmo e tens de o recuperar. Talvez uma lesão te atrase e tenhas de voltar ao nível em que estavas. Nunca é uma linha reta, mas é, sem dúvida, isso que espero. A condição física é um aspeto importante no qual é preciso focar-se. É preciso chegar à Austrália e à Nova Zelândia em boa forma porque, obviamente, é verão, e simplesmente tornar-me um jogador mais completo, tentando ter menos lacunas ou fragilidades no meu jogo.
Apaixonado por desporto no geral, o ténis teve sempre presente no topo da hierarquia. Mas foi precisamente depois de assistir à épica meia-final de Wimbledon em 2019 entre Roger Federer e Rafael Nadal, que me apaixonei e comecei a acompanhar de perto este fabuloso desporto. Atualmente a estudar Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa.