Williams será desafiada na final de sábado pela espanhola Carla Suárez Navarro, que escreveu mais uma página de história no ténis espanhol. A campeã do Portugal Open em 2014 (e finalista em 2012 e 2013), garantiu que vai entrar pela primeira vez na carreira para o top-10 mundial na próxima segunda-feira, ao derrotar a alemã Andrea Petkovic nas meias-finais, por 6-3 e 6-3.
Suárez Navarro torna-se apenas na terceira tenista da história do ténis espanhol a chegar ao top-10 mundial, depois de Arantxa Sanchéz Vicario, que foi número um, e Conchita Martínez, que chegou a ser número dois. É também a primeira jogadora do top-10 a bater esquerda a uma mão desde Francesca Schiavone, que deixou a referida elite em 2011.
“Foi um encontro muito difícil e tanto eu como a Andrea estávamos muito nervosas. Trabalhei muito para estar bem neste torneio e estamos muito contentes pela forma como as coisas estão a correr. É a recompensa de todo o meu trabalho”, afirmou no final do encontro.
Serena Williams e Carla Suárez Navarro vão defrontar-se pela quinta vez e a norte-americana venceu todos os quatro encontros anteriores de forma arrasadora. Dos oito sets jogados, Williams venceu quatro por 6-0 e o mais equilibrado foi um 6-3.