Serena Williams eleita jogadora do ano

Por admin - Dezembro 8, 2015
Serena Williams of the U.S. poses with the trophy during the ceremony after defeating Lucie Safarova of the Czech Republic during their women’s singles final match to win the French Open tennis tournament at the Roland Garros stadium in Paris, France, June 6, 2015. REUTERS/Vincent Kessler

Vencedora de três dos quatro Grand Slams e número um mundial incontestável, Serena Williams teve em 2015 um super ano e a comunidade tenística não o esqueceu na hora de colocar a cruz no boletim de voto.

A norte-americana de 34 anos foi eleita a melhor jogadora da temporada, sem qualquer surpresa, vencendo a votação da imprensa, com 79 por cento das preferências, e ficando em segundo na votação respeitante aos fãs, ao conquistar 37 por cento dos votos (Agnieszka Radwanska foi a jogadora com mais votos – 52 por cento).

Serena conquistou o Open da Austrália, Roland Garros e Wimbledon para chegar aos 21 Grand Slams da carreira, e ficar a apenas a um Major de igualar os 22 de Steffi Graf e de concretizar o Grand Slam de calendário. No total, amealhou 10 582,642 dólares em prize money, quantia que ultrapassou apenas em 2013 (12 385,572 dólares).

Esta é sétima vez que a norte-americana de 34 anos vence o troféu de Jogadora do Ano, depois de 2014, 2013, 2012, 2009, 2008 e 2002. Mas Serena não é a única das Williams a ser distinguida pela WTA, já que Venus viu o seu incrível final de temporada e a sua reentrada no top 10 recompensados, ao ser considerada o Regresso do Ano.

Bacsinszky e Gavrilova distinguidas

Timea Bacsinszky arrecadou o galardão de Jogadora que Mais Evoluiu, depois de um 2015 repleta de boas e repetíveis experiências: atingiu as meias-finais em Roland Garros, entrou no lote das dez melhores do mundo e conquistou os títulos em Monterrey e Acapulco.

Os resultados de encher a vista, entre eles as vitórias diante Maria Sharapova e Ana Ivanovic, fizeram Daria Gavrilova entrar no top 50 e ser, agora, distinguida como a Revelação do Ano no circuito feminino. Sania Mirza e Martina Hingis, donas e senhoras do circuito de pares, com nove títulos arrecadados, são, sem qualquer admiração, a dupla de 2015.