Serena e Keys vão fazer o que já não acontecia há 14 anos
Serena Williams, número um mundial, e Madison Keys, 24.ª do ranking WTA, vão discutir este domingo o título do Internazionali BNL D’Italia, prova que para o circuito feminino é de categoria Premier 5, a terceira mais alta logo a seguir aos torneios do Grand Slam e aos WTA Premier Mandatory (Indian Wells, Miami, Madrid e Pequim).
No Foro Italico, Williams e Keys vão protagonizar uma final cem por cento norte-americana, algo que já não acontecia em torneios WTA em terra batida desde a final de Roland Garros em… 2002, quando esta mesma Serena Williams, então com 20 anos, conquistou às custas da sua irmã Venus o primeiro título na terra batida sagrada de Paris.
Mesmo em outras superfícies, uma final totalmente norte-americana tem sido muito pouco comum. A última havia acontecido no torneio californiano de Stanford, em 2012, quando Serena Williams (sempre ela) derrotou Coco Vandeweghe para arrecadar o título de campeã.
Nas meias-finais deste sábado, tanto Williams como Keys venceram em dois sets: Serena derrotou a romena Irina Begu por 6-4 e 6-1, ao passo que a mais jovem compatriota eliminou a número quatro mundial Garbine Muguruza, por 7-6(5) e 6-4, num encontro de grande qualidade, mas que foi interrompido inúmeras vezes pela persistente chuva.