Selecionador diz que equipas não estão fechadas para o Mundial
Portugal vai receber, pela primeira vez, o World Padel Championships. O evento será disputado na categoria de pares e por equipas, entre os dias 14 e 20 de novembro, e contará com a presença dos melhores jogadores do mundo.
Apesar de antever o pódio ser disputado pelas principais potencias da modalidade, Argentina, Espanha e Brasil, o treinador Juan Manuel Rodriguez acredita que as Seleções Nacionais têm condições para fazer uma boa exibição e lutar por um lugar de destaque. A preparação para a 13ª edição do Mundial arrancou por ocasião do Lisboa Challenger e o selecionador argentino já está a observar os jogadores que podem ser convocados para integrar a equipa portuguesa. Para já, garante, as equipas ainda não estão definidas.
Esteve com os jogadores portugueses num estágio, durante o Lisboa Challenger. Que tipo de trabalho já estão a desenvolver?
As sessões de trabalho, por esta altura, são sobretudo orientadas para eu poder observar muitos jogadores e jogadoras, especialmente os que não conheço. São treinos principalmente táticos, experimentar diferentes duplas e transmitir informação sobre conceitos de jogo que podemos adotar.
Quantas sessões de trabalho estão previstas até novembro com as Seleções Nacionais?Temos mais dois estágios previstos. Um no Pais Basco e outro anterior ao Mundial. No Pais Basco, além do encontro com a seleção local, são três dias de treino só com os nossos jogadores.Para agosto está marcado, em Lisboa, um encontro com uma formação da Extremadura e para outubro, em Madrid, outro jogo com uma equipa local.
As equipas portuguesas já estão definidas?
Não, claro que não. As equipas ficarão definidas cerca de um mês antes do Mundial. Faltam ver alguns jogadores, torneios e o rendimento dos que já foram convocados.
Isso significa que há jogadores/as que não foram convocados para este estágio e que podem ser chamados para representar Portugal no Mundial?
Os jogadores e jogadoras que, pelos regulamentos, possam ser convocados, ainda podem ser chamados. E jogadores que façam boas exibições nos torneios ao longo da temporada também serão tidos em conta.
Quais são as expetativas para o Mundial?
Julgo que um resultado bastante bom para o padel português seria alcançar o quarto lugar, atendendo que Argentina, Espanha e Brasil estão num patamar acima de todos os outros países. Acredito que Portugal deverá e poderá lutar pelo quarto lugar, sobretudo lutando contra algum país sul-americano que poderá trazer uma equipa forte.