Safarova coroada em Doha
“Ninguém derrota Lucie Safarova sete vezes seguidas!”. A célebre frase de Vitas Gerulaitis bem que pode ser adaptada ao caso da número dois checa, que hoje derrotou, na final do Qatar Total Open 2015, a antiga número um mundial Victoria Azarenka para conquistar o seu primeiro evento WTA Premier da carreira.
À partida, parecia missão impossível para a esquerdina. Azarenka não perdia na capital qatari desde 2011 (apesar de ter estado ausente na edição da temporada passada) e, nos seis duelos anteriores entre ambas as tenistas de Leste, o máximo que Safarova havia feito era ter conquistado um set à ex-bicampeã do Open da Austrália.
Porém, isto não pareceu intimidar a recente campeã de pares femininos do Open da Austrália, que a juntar aos 72% de primeiros serviços ganhou 70% desses pontos e anulou ainda seis de sete pontos de break que enfrentou (tendo convertido quatro de oito). Ao cabo de 1h24, curiosamente poucos minutos depois do final da final masculina do Dubai – passe o pleonasmo -, a checa triunfava por 6-4 6-3.
Com este resultado, Safarova será décima-primeira na atualização de rankings da próxima segunda-feira, alcançando novo máximo de carreira. Já Azarenka, irá subir desde o 48º para o 38º posto, ainda longe, mas mais perto de regressar, pelo menos, ao lote das dez melhores tenistas do mundo.