Sabalenka arrasa com exibição de gala e reconquista Australian Open
A bielorrussa Aryna Sabalenka, de 25 anos, conquistou este sábado o título do Australian Open pelo segundo ano consecutivo, ao fechar com chave de ouro uma quinzena perfeita, em que dominou toda a concorrência a caminho de novo sucesso em Melbourne Park… sem perder qualquer set! É o segundo título de Grand Slam da carreira de Sabalenka, que chegou pelo menos às meias-finais dos últimos seis torneios Major.
Numa final que prometia mas não teve grande história, Sabalenka, número dois do Mundo e que manterá essa posição depois deste torneio, derrotou a chinesa Zheng Qinwen, 15.ª WTA e com entrada assegurada no top 10 após esta prova, por 6-3 e 6-2, num encontro resolvido em pouco mais de uma hora e no qual dominou por completo de início ao fim, ainda que estatisticamente o desequilíbrio não tenha sido assim tão grande, com a asiática a acabar o duelo com claramente mais winners e apenas um pouco mais de erros não-forçados.
O andamento do encontro foi, no entanto, de sentido único: Sabalenka quebrou no primeiro jogo de cada set e controlou as operações desde então sem pestanejar. Zheng não jogou mal, mas nunca pareceu totalmente à vontade na sua primeira final de Grand Slam. Melhores experiências virão certamente…