Sabalenka admite: «As mulheres não estão preparadas para jogar à melhor de cinco sets»

Por Rodrigo Caldeira - Junho 30, 2025

Aryna Sabalenka, atual número 1 do ranking mundial, abordou depois da sua primeira vitória em Wimbledon 2025 sem papas na língua um tema que gera sempre debate e falou também com honestidade sobre outros assuntos relevantes após a sua vitória.

Depois de vencer a canadiana que veio da fase de qualificação, Carson Branstine (194º), a bielorrussa passou pela conferência de imprensa onde abordaram várias questões sensíveis.

PRESSÃO EM SER A NÚMERO 1

“Se tivesse 20 anos, seria difícil lidar com tudo o que implica ser a número 1, mas a experiência ensinou-me o quão importante é focar-me em mim mesma, dentro e fora do court. Tento apenas ser melhor a cada dia, não penso em mais nada.”

DEBATE DOS 5 SETS E TREINAR COM HOMENS 

“Talvez jogar à melhor de cinco me beneficiasse, porque sou uma das mais fortes fisicamente, mas mesmo assim acho que não estou preparada para isso. É demasiado para o corpo feminino; não estamos preparadas para jogar essa quantidade de ténis. O risco de lesões aumentaria muito… É fantástico treinar com eles, aprendo imenso sobre a forma como batem na bola, como lidam com certas situações nos jogos. Sempre que treino com um jogador, sinto que acrescento algo ao meu jogo e vejo-me como uma tenista melhor.”

 

Apaixonado por desporto no geral, o ténis teve sempre presente no topo da hierarquia. Mas foi precisamente depois de assistir à épica meia-final de Wimbledon em 2019 entre Roger Federer e Rafael Nadal, que me apaixonei e comecei a acompanhar de perto este fabuloso desporto. Atualmente a estudar Ciências da Comunicação na Universidade Autónoma de Lisboa.