Rybakina vê Kalinina desistir e conquista mais um grande título em Roma

Por Pedro Gonçalo Pinto - Maio 20, 2023

Elena Rybakina é a nova campeã do Internazionali BNL d’Italia, mas a verdade é que este troféu, mais um muito importante para a estante da cazaque, surgiu num autêntico anti-clímax. É que a final arrancou às 23 horas locais, devido aos longos adiamentos provocados pela chuva, e acabou de forma abrupta perto da meia-noite, quando Anhelina Kalinina disse que não conseguia continuar.

A número seis do ranking WTA liderava por 6-4 e 1-0 quando a ucraniana, 47.ª, não aguentou mais. As doze horas que passou em court tornaram-se demasiado pesadas para Kalinina, que estava a disputar a maior final da sua carreira e que até chegou a liderar por 3-1 na primeira partida. Acabou por desistir com uma lesão numa perna, isto com o arranque do quadro principal de Roland Garros marcado para o dia 29 de maio.

Ainda assim, para a história fica o segundo WTA 1000 da carreira de Rybakina, sendo que o outro também foi alcançado já em 2023, em Indian Wells. Estes troféus só são superados pela conquista de Wimbledon e aumentam a grande temporada que a cazaque está a realizar. É que, com este título, garante o salto inédito para o quarto lugar do ranking WTA e prepara-se cada vez mais para lançar um ataque ao pódio.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt