Rybakina desforra-se de Sabalenka e conquista o seu primeiro WTA 1000 em Indian Wells

Por José Morgado - Março 19, 2023

Elena Rybakina, campeã de Wimbledon em 2022, conquistou este domingo, aos 23 anos, o primeiro título WTA 1000 da sua carreira profissional, ao sagrar-se campeã do WTA 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos. A cazaque impôs-se numa final simbólica, já que vingou  a derrota na recente final do Australian Open diante de Aryna Sabalenka, número dois do Mundo.

Num duelo entre as duas jogadoras que têm dominado este início de temporada, Rybakina derrotou a bielorrussa Aryna Sabalenka, número dois do Mundo e que levou a melhor no duelo entre ambas em Melbourne, por 7-6(11) e 6-4, num duelo de mais de duas horas que acabou por ficar marcado por um primeiro set interminável, com direito e muitas alternâncias de marcador, vários pontos espetaculares e… 10 (!) duplas faltas de Sabalenka, que acabaram por dificultar a sua causa de tentar vencer Indian Wells pela primeira vez.

A cazaque soma assim o seu segundo título mais importante — depois de Wimbledon — e vai subir ao sétimo posto WTA. Atualmente ainda no 10.º lugar, Rybakina seria top 3 se os pontos de Wimbledon contassem. Sabalenka segue no segundo posto, mas mais perto da líder Iga Swiatek.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt