Ruud mete gelo em Berrettini e defende título de Gstaad
Casper Ruud tinha apenas uma vitória desde que chegou à final de Roland Garros, mas o norueguês aproveitou a viagem a Gstaad para dar um pontapé na mini-crise. É que o número cinco do ranking ATP revalidou o título e ergueu o terceiro troféu na temporada, o nono na carreira, todos em torneios ATP 250.
O norueguês de 23 anos teve de cerrar os dentes para negar Matteo Berrettini numa batalha entre jogadores que nunca tinham perdido um encontro nesta prova. Ruud triunfou com os parciais 4-6, 7-6(4) e 6-2, sendo que o italiano, número 15 do Mundo, teve várias oportunidades para fugir no segundo set.
Berrettini beneficiou de dois pontos de break a 1-1 e de mais dois a 4-4, sendo que chegou ao tie-break com apenas dois pontos perdidos no serviço em todo o parcial. No entanto, e mesmo depois de entrar no tie-break com um mini-break, o italiano estragou o trabalho que tinha feito e Ruud elevou o nível para forçar um terceiro parcial no qual arrancou mais forte sem nunca olhar para trás.
Desta forma, Ruud eleva para nove o número de títulos alcançados, fortalece o seu estatuto como quarto classificado na Race para as ATP Finals e coloca um ponto final na sequência de 12 vitórias de Berrettini, que não perdia desde o regresso à competição. No que diz respeito ao ranking, o norueguês não evita a descida à 6.ª posição, seguindo agora para Kitzbuhel para tentar defender outro título, onde poderá encontrar novamente Berrettini, que sobe ao 14.º posto.