Rússia pode fazer estrear um miúdo de 14 anos na Taça Davis

Por José Morgado - Janeiro 30, 2019

Chama-se Konstantin Zhzhenov, tem 14 anos, 9 meses e 23 dias e foi convocado para a seleção nacional da Rússia. Mas não foi de sub-14, nem de sub-16, mas sim… da Taça Davis. O jovem vai integrar uma equipa que conta ainda com Karen Khachanov, Andrey Rublev, Daniil Medvedev e Evgeny Donskoy para uma deslocação face à Suíça, desfalcada de Roger Federer e Stan Wawrinka.

Caso jogue, Zhzhenov vai tornar-se no mais jovem elemento da seleção russa da Davis de sempre, e num dos mais jovens em termos absolutos. O recorde pertence a Marco De Rossi, que em 2011 representou San Marino com apenas 13 anos. Depois disso, saiu uma lei que impede tenistas menores de 14 anos de jogarem a prova.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com