Rublev é o quinto russo da história a chegar ao top 5 ATP

Por José Morgado - Setembro 16, 2021

Andrey Rublev, de 24 anos, não teve um US Open — nem um ano de Grand Slams — condizente com a sua qualidade e talento (perdeu na terceira ronda, diante de Frances Tiafoe), mas nem por isso deixou de subir no ranking ATP até ao quinto posto, ascendendo assim pela primeira vez na carreira ao top 5 mundial.

O moscovita, que vive e treina em Espanha desde a sua adolescência, torna-se no quinto tenista russo da história a atingir os cinco primeiros no ranking de singulares masculinos, depois de Yevgeny Kafelnikov (foi n.º 1), Marat Safin (n.º 1), Nikolay Davydenko (n.º 3) e Daniil Medvedev (n.º 2).

Rublev soma um título em 2021 (ATP 500 de Roterdão) e foi ainda finalista nos ATP Masters 1000 de Monte Carlo e Cincinnati, tal como no ATP 500 de Halle.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt