Rublev atinge quarta final de 2022 mas Thiem tem razões para sorrir

Por José Morgado - Outubro 15, 2022

Andrey Rublev, número nove do Mundo e um dos jogadores que está bem encaminhados para se qualificar para as ATP Finals — sobram nesta altura três vagas e três semanas de torneios até Turim –, garantiu este sábado a qualificação para a final do ATP 250 de Gijón, a sua quarta de 2022 (venceu as três anteriores), ao vencer um encontro muito interessante diante de Dominic Thiem, ex-top 3, cada vez mais perto do seu melhor nível e um dos seus melhores amigos no circuito.

O russo de 24 anos, que tem vindo a jogar bom ténis nas últimas semanas — perdeu nas meias-finais de Astana na semana passada –, derrotou o seu amigo austríaco por 6-4 e 6-4, em 1h35, num encontro em que acabou por quebrar o serviço do seu adversário no 10.º jogo de cada parcial.

Na final, Rublev aguarda pelo vencedor da segunda meia-final entre o norte-americano Sebastian Korda e o francês Arthur Rinderknech. Já Thiem aproxima-se dos 130 primeiros, sendo que o seu objetivo continua a ser o top 100 até ao final de 2022.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt