Rublev a assumida ‘depressão’ de Zverev: «O problema não é o ténis, é a vida»

Por José Morgado - July 18, 2025
zverev-rublev

Andrey Rublev voltou a demonstrar empatia e maturidade ao comentar a difícil fase emocional que Alexander Zverev está a atravessar. Após a eliminação na primeira ronda de Wimbledon, o alemão abriu o coração e confessou estar a lidar com problemas mentais, descrevendo-se como “vazio e muito sozinho na vida”. Agora, Rublev, que já enfrentou uma depressão, ofereceu uma perspetiva próxima e compreensiva sobre o momento do colega de circuito.

“É uma conversa longa e difícil, mas não tem nada a ver com o ténis. O ténis é apenas o gatilho para alguns jogadores. No meu caso, era o ténis que me provocava esse estado. E acho que com o Zverev é o mesmo, porque ele ama o ténis, mas o problema não está nos resultados”, afirmou o russo em declarações à La Octava Sports.

Rublev partilhou ainda a forma como enfrentou os seus próprios demónios: “Precisei de lidar comigo mesmo. Assim que comecei a tratar disso, as coisas começaram a melhorar. Para mim foi fácil falar sobre isso e continuo a fazê-lo”.

O número 10 mundial reforçou que as dificuldades de Zverev vão além da carreira: “Não é sobre ténis, é sobre a vida. Todos têm as suas lutas internas, sejam atletas ou não. No fim, cada pessoa tem de enfrentar os seus próprios problemas.”

Rublev está atualmente a disputar o torneio de Los Cabos, onde continua a destacar-se não só pelo ténis, mas também pela humanidade das suas palavras.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com
Bola Amarela
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.