Rublev a assumida ‘depressão’ de Zverev: «O problema não é o ténis, é a vida»

Por José Morgado - Julho 18, 2025
zverev-rublev

Andrey Rublev voltou a demonstrar empatia e maturidade ao comentar a difícil fase emocional que Alexander Zverev está a atravessar. Após a eliminação na primeira ronda de Wimbledon, o alemão abriu o coração e confessou estar a lidar com problemas mentais, descrevendo-se como “vazio e muito sozinho na vida”. Agora, Rublev, que já enfrentou uma depressão, ofereceu uma perspetiva próxima e compreensiva sobre o momento do colega de circuito.

“É uma conversa longa e difícil, mas não tem nada a ver com o ténis. O ténis é apenas o gatilho para alguns jogadores. No meu caso, era o ténis que me provocava esse estado. E acho que com o Zverev é o mesmo, porque ele ama o ténis, mas o problema não está nos resultados”, afirmou o russo em declarações à La Octava Sports.

Rublev partilhou ainda a forma como enfrentou os seus próprios demónios: “Precisei de lidar comigo mesmo. Assim que comecei a tratar disso, as coisas começaram a melhorar. Para mim foi fácil falar sobre isso e continuo a fazê-lo”.

O número 10 mundial reforçou que as dificuldades de Zverev vão além da carreira: “Não é sobre ténis, é sobre a vida. Todos têm as suas lutas internas, sejam atletas ou não. No fim, cada pessoa tem de enfrentar os seus próprios problemas.”

Rublev está atualmente a disputar o torneio de Los Cabos, onde continua a destacar-se não só pelo ténis, mas também pela humanidade das suas palavras.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com