Roterdão: Os quatro cabeças de série passam aos ‘quartos’
O sexto dia do ATP 500 ABN AMRO World Tennis em Roterdão, testemunhou a passagem dos quatro cabeças-de-série aos quartos de final. Andy Murray, Tomas Berdych, Milos Raonic e Stanislas Wawrinka avançam para a terceira ronda na corrida ao troféu holandês.
O primeiro encontro do dia foi disputado em francês, com Gilles Simon a partilhar o court com Jeremy Chardy. Simon controlou todo o encontro, sem permitir qualquer oportunidade de break ao seu compatriota. No final, o marcador apresentava uma vitória em dois sets, com os parciais de 6-4 e 6-3. O oitavo cabeça de série e atual n° 19 do ranking mundial, só tem uma vitória no confronto com o seu adversário dos ‘quartos’, Andy Murray, mas promete um duelo aceso, mostrando-se muito confiante com o nível atual “Hoje joguei muito bem do início ao fim”, referiu o francês.
Tomas Berdych também se apurou para os quartos de Roterdão, depois de ter defrontado o atual jogador sensação do ténis italiano, Andreas Seppi. Depois de assegurar um primeiro set sem qualquer jogo do adversário no marcador, mostrou algumas dificuldades no segundo set, com o italiano a elevar o seu jogo e a garantir a decisão para o terceiro set. Berdych conseguiu fechar o encontro no último set, com os parciais 6-0 3-6 e 6-3. O número sete mundial disparou dez ases e fechou o encontro em menos de 90 minutos. Com esta vitória Berdych, campeão em título, defrontará Gael Monfils na terceira ronda do torneio.
Andy Murray garantiu a passagem aos quartos-de-final de Roterdão, após eliminar Vasek Pospisil, por 6-3 7-5. O canadiano de 24 anos teve a oportunidade de fechar o segundo set, quando servia a 5-4. O set point foi decisivo para Murray, tendo sido disputado com 30 trocas de bola, que acabou por desgastar Pospisil. Murray demorou uma hora e 44 minutos a selar o jogo apurando-se para os ‘quartos’, onde defrontará o francês Gilles Simon, que eliminou João Sousa na primeira ronda.
Stan Wawrinka e Guillermo Garcia-Lopez protagonizaram o duelo de esquerdas a uma mão, que se antevia promissor. Os jogadores encontraram-se nos ‘oitavos’ do Open da Austrália, tendo Garcia-Lopez “empurrado” Wawrinka para o quarto set, que o espanhol acabaria por perder. Em Roterdão, a história não foi diferente. Com um break para cada lado no set inicial, Garcia-Lopez superiorizou-se no tie break, garantindo o primeiro set. Contudo, nos dois sets seguintes Wawrinka distanciou-se rapidamente sem permitir qualquer break no seu serviço. O suíço garantiu a vitória em pouco mais de duas horas, marcando um encontro com Gilles Muller nos quartos-de-final.
O último encontro da noite junto o número um canadiano, Milos Raonic, frente ao italiano Simone Bolelli. Os jogadores encontraram-se pela segunda vez (a primeira ganha por Raonic no Master de Roma em 2014) com Raonic a aumentar a vantagem para 2-0, nos confrontos entre ambos. O canadiano de 24 anos, conhecido pelo seu excelente serviço, fez 17 ases no encontro, fechando-o por 6-3 7-6(2). Raonic defronta Sergiy Stakhovsky na próxima ronda.